Eu Tenho Voz Na Rede promove capacitação de professores de Rio Preto
O Projeto Eu Tenho Voz na Rede, desenvolvido pelo Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), tem realizado nos últimos dias a capacitação de professores e educadores da rede estadual de Rio Preto para identificação e acolhimento das vítimas de abuso sexual infantil.
Os docentes da escola Professor Oscar Salgado Bueno, que estão recebendo o treinamento on-line, já assistiram boa parte das aulas da capacitação e nesta quarta-feira (18), por conta do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, desenvolveram um trabalho de conscientização sobre o tema. Outra escola do município que está recebendo a capacitação é a Pio X.
A capacitação é a primeira parte da ação do Projeto, que terá como próxima etapa a apresentação da peça “Marcas da Infância” para os alunos nas escolas estaduais, com a intermediação e supervisão de professores e de um juiz ou promotor que irá tirar dúvidas e ouvir eventuais denúncias.
Na última terça-feira (17) o treinamento dos professores de Rio Preto foi destaque no jornal Diário da Região, que publicou também um editorial ressaltando a relevância da iniciativa. Segundo a matéria publicada no periódico, no ano passado o município registrou 116 casos de estupro de vulnerável, violência sexual praticada contra menores de 14 anos, e neste ano, até o mês de abril, foram 290 registros de violência sexual contra crianças e adolescentes, 62 a mais do que o mesmo período do ano passado.