Projeto Eu Tenho Voz mobiliza 266 alunos e amplia espaço de escuta em escola de Jundiaí
Ação na EMEB Lazaro Miranda Duarte teve apresentações nos períodos da manhã e da tarde e ouviu 41 crianças
O projeto Eu Tenho Voz realizou uma nova ação de conscientização e proteção à infância na EMEB Lazaro Miranda Duarte, reunindo 266 alunos em duas apresentações, uma pela manhã e outra à tarde.
A iniciativa, que conta com a participação do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), busca fortalecer a escola como espaço de proteção e, principalmente, de escuta das crianças.
Ao longo da atividade, 41 alunos foram ouvidos, número expressivo diante do público alcançado pela ação. Para o diretor da escola, Marcel Ercolin Carvalho, a possibilidade de as crianças encontrarem um ambiente seguro para falar reforça a importância do trabalho desenvolvido no ambiente escolar.
“A escola fica muito feliz por estar recebendo o projeto Eu Tenho Voz porque é um espaço dedicado ao acolhimento das crianças. Elas se sentem seguras para falar. Continuaremos o trabalho da escola de intensificar essa atenção a elas”, afirmou o diretor.
A desembargadora Hertha Rolemberg Padilha de Oliveira, idealizadorado projeto, destacou a importância da escuta como instrumento de proteção à infância.
“Quando uma criança encontra um ambiente seguro para falar, a proteção deixa de ser apenas um princípio e passa a acontecer de forma concreta. O projeto Eu Tenho Voz trabalha justamente para fortalecer essa escuta e aproximar a escola da rede de proteção. Cada criança ouvida mostra a importância de estarmos atentos ao que elas têm a dizer”, afirmou.
A atividade também contou com a presença da supervisora Érica Fernanda de Oliveira e de Renata Longui e equipe, representantes da Secretaria de Educação.
A passagem do Eu Tenho Voz pela EMEB Lazaro Miranda Duarte reforça uma das frentes centrais do projeto: aproximar a rede de proteção do cotidiano escolar e criar condições para que crianças encontrem adultos preparados para ouvi-las.