Eu Tenho Voz é apresentado na EPG Deucelia Pera, em Guarulhos
Na última sexta-feira (dia 16), a diretora Emidia C. Vasconcelos, da EPG Deucelia Pera, em Guarulhos, reuniu 900 alunos, divididos em três turmas, para assistir à peça “Marcas da Infância”, da Cia NarrAr Histórias Teatralizadas, criada especialmente para o Projeto Eu Tenho Voz, do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), e que conta histórias sobre violência física e sexual de forma lúdica, realista e empática, permitindo que reflitam sobre a importância de não se calar e denunciar o abuso.
Após a apresentação, a idealizadora e coordenadora do projeto e 1ª vice-presidente do IPAM, juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, se colocou à disposição dos alunos para ouvi-los e encaminhar as denúncias, tanto de violência física quanto sexual, e de bullying, ao Ministério Público.
“Em todas as escolas que já passamos as crianças vêm pedir socorro e, em casos de abuso sexual, a criança muitas vezes vem sofrendo abuso há muito tempo e não tem coragem de contar, porque na maioria dos casos o abusador está dentro da própria casa e faz ameaças”, lembrou Hertha Helena de Oliveira.
A juíza salientou que “não se pode ficar em silêncio em casos de violência e que é muito importante fazer a denúncia contra o abusador e agressor que não vai parar de agir da forma como age se nada for feito”. Em seguida, a juíza colocou em destaque a cartilha distribuída pelo IPAM com todos os canais que os jovens têm à disposição para fazerem a denúncia, mesmo que seja anônima.