Mais uma escola municipal de Jundiaí recebe Projeto Eu Tenho Voz
Nesta quinta-feira (7), o Projeto Eu Tenho Voz, que tem como objetivo combater o abuso sexual infantil, idealizado e coordenado pela juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, 1ª vice-presidente do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), esteve na EMEB Judith Almeida Curado Arruda, em Jundiaí.
Cerca de 750 estudantes assistiram à peça “Marcas da Infância”, da Cia NarrAr Histórias Teatralizadas, criada especialmente para o projeto e que conta histórias sobre violência física e sexual contra meninas e meninos de forma lúdica, realista e empática e os faz refletir sobre a importância de não se calar e denunciar o abuso.
“O projeto Eu Tenho Voz trouxe uma grande oportunidade para os nossos estudantes. De uma forma lúdica, para as crianças que não têm problemas e não sofrem nenhum tipo de violência se tornou um espetáculo, e para os outros, que tiveram a oportunidade de se sentirem ouvidos, acolhidos em seu momento de desespero e de desamparo, foi muito proveitoso. O curso dos professores também vem contribuindo, porque eles estão conseguindo entender como proceder, como observar e como agir perante essas situações em que as crianças possam estar sofrendo”, disse a assistente de direção da escola municipal, Rosali Regina Pereira que gravou um vídeo sobre o projeto.
Os alunos e alunas acompanharam atentos a apresentação e em seguida puderam fazer perguntas e denúncias pessoalmente para a juíza Hertha Helena de Oliveira. “Em apenas quatro escolas de Jundiaí em que o Projeto foi apresentado houve quase 100 denúncias. Um número surpreendentemente alto e nunca visto em sete anos de sua existência. E não foram apenas casos de abuso sexual infantil, como também de maus-tratos, violência doméstica e bullying”, enumerou.
Assista ao vídeo, com o depoimento de Rosali Regina Pereira, abaixo.
Até o final de julho acontecerão mais quatro apresentações na rede pública de ensino de Jundiaí e no segundo semestre o projeto será apresentado em várias escolas do Interior e da Capital do Estado de São Paulo.