Coordenadora do Eu Tenho Voz fala ao Diário do Estado, de Goiânia

Na última sexta-feira (29), a juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, coordenadora do Projeto Eu Tenho Voz e 2ª vice-presidente do Instituto Paulista de Magistrados, falou ao Diário do Estado, de Goiânia, sobre a incidência dos crimes de abuso sexual no Brasil, principalmente entre as crianças e adolescentes.

A magistrada explicou que o Projeto Eu Tenho Voz, que atua justamente para reduzir esses casos e denunciá-los, leva para as escolas públicas a peça Marcas da Infância, que aborda o tema de maneira leve e lúdica, e capacita os educadores e professores para receber as denúncias dos alunos.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública do primeiro semestre de 2020, acontecem em média 4 estupros de vulneráveis por hora no Brasil. “Dos números totais de abuso sexual, a maioria absoluta é contra crianças. De 140 estupros por dia divulgados no Anuário, 58% seriam de menores de 14 anos”, contou.

A 2ª vice-presidente do também deu dicas que podem identificar uma criança vítima de abuso: “Ela começa a dar sinais: uma mudança de comportamento abrupta. Crianças tranquilas ficam nervosas, ou o contrário. Ou se isolam e não querem falar com ninguém, não querer mais brincar“, disse. Ela citou outros sintomas que são bem claros: “A criança apresenta uma sexualidade que destoa da ingenuidade de uma criança”, alertou. Os menores também podem apresentar dificuldade de reter fezes, urina, infecção urinária com muita frequência e machucados na genitália.

Por fim, a juíza também reforçou a importância das denúncias, e lembrou que elas devem ser feitas a partir de qualquer suspeita de que algo não está bem.

Assista à entrevista na íntegra.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Ipam
Newsletter
Contato
  • Rua Tabatinguera, nº 140 - 14º Cj. 1317 - Ed. Roger Zmekhol - Sé
    CEP :01020-000 - São Paulo - SP
  • (11) 3105-9290
360BR