Denuncie

Como encaminhar a denúncia

Você pode ligar no número 100 e fazer uma denúncia no Disque Direitos Humanos. Basta indicar o endereço onde está ocorrendo o problema. A denúncia pode ser anônima.

O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, num prazo de 24 horas.

No estado de São Paulo, você também pode ligar para o Disque Denúncia no número 181. Também não é necessário deixar o seu nome.

Você pode pedir ajuda à Polícia Militar, através do número 190. Pode também procurar uma Delegacia de Polícia, e falar com o delegado ou qualquer policial civil ou militar e pedir ajuda. Preferencialmente, procure uma Delegacia de Defesa da Mulher, que também é da Família e do Idoso. Mas se não houver nenhuma por perto, procure qualquer Delegacia de Polícia.

Toda cidade tem um Conselho Tutelar, ou mais de um. A denúncia é acolhida, e você receberá todas as orientações.

Na sua cidade há um Juiz e um Promotor de Justiça que são responsáveis pelos casos que envolvem crianças e adolescentes. Eles trabalham na Vara de Infância e Juventude, que fica no Fórum da sua cidade ou do seu bairro. Você pode pedir para conversar com o Juiz ou o Promotor de Justiça e contar o que está acontecendo. Eles vão tomar providências.

Há também o aplicativo Proteja Brasil da Unicef, que está disponível na App Store e Google Play. Basta entrar no site www.protejabrasil.com.br e seguir as instruções. O aplicativo permite realizar denúncias, localizar os órgãos de proteção nas principais cidades e também se informar. As denúncias são encaminhadas imediatamente para o Disque 100.

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